O sistema de combate entre Navios é bastante simples, seguem em base o sistema PvP, primeiro um grupo ataca fazendo seu movimento, depois o outro grupo e por fim o Narrador. Os atributos usados são:
Dano: O poder de dano dos barcos é calculado exclusivamente pelo dano do canhão, o ataque de quem o está usando não influência.
Acerto: Esse atributo não depende do barco ou dos canhões, e sim de quem está controlando os canhões. O calculo é feito dividindo por dois o acerto do atirador quando o alvo for um personagem, e o acerto integral quando o alvo for um barco.
Ataques por turno: É igual ao numero de canhões sendo usados no dado turno. Cada tripulante só pode usar um canhão por turno.
Esquiva: A esquiva é um atributo especifico de cada barco, ela estará calculada na ficha do barco, com o nome de Velocidade. Esse atributo diferente do atributo dos players é medido em 'u' (que significa, Unidade de Medida Relativa, ou seja, a velocidade não é 10km/h, ou m/s, ela é para diferenciar os navios, e mostrar que um é o dobro ou o triplo mais rápido do que o outro, e assim fazer uma comparação). Isso também é aplicado para os atributos de esquiva dos Navios/Botes/Barcos. A esquiva é bem sucedia quando ela é maior que o Acerto do adversário. Os jogadores podem aumentar esse esquiva em até 10u, de acordo com a perícia e a tática do piloto, quem decidirá o valor será o Narrado.
HP: Segue o mesmo padrão da defesa, quanto melhor a madeira e melhor o barco, mais HP ele terá. Este atributo também consta calculado na ficha do barco.